Pesca Lúdica
Pesca Lúdica

1ª ETAPA: CONHECIMENTO DA PESCA LÚDICA

Informações:

  • Objetivo: Conhecer melhor a prática e a caracterização dos pescadores recreativos 
  • Método: Questionário online
  • Data: Entre 20 de julho e 10 de julho
  • Adesão: 6622 pescadores lúdicos registados na base de dados da Direção Geral dos Recursos Naturais
  • Conclusões do estudo: Por divulgar 

SOBRE O PROJETO 

A pesca lúdica é uma atividade económica e socialmente relevante, mas que, com uma gestão inadequada, pode causar perturbações nos sistemas ecológicos das áreas marinhas. 

Pela necessidade de reunir informação que permita garantir o uso sustentável dos recursos pesqueiros, a DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos, em colaboração com o IMR- Instituto de Marketing Research, propôs-se a realizar um estudo sobre a pesca lúdica em Portugal, englobando as modalidades de pesca à linha, apeada e embarcada, e pesca submarina. 

O trabalho desenrolar-se-á durante o período de julho de 2021 a outubro de 2022 e visa a inquirição online e presencial de pescadores recreativos. De 3 em 3 meses serão efetuados inquéritos online e presenciais, com o objetivo acompanhar a realidade da atividade e a evolução do pescado a cada estação do ano. 

Nas inquirições via web, é enviada uma SMS de convite à participação, com uma ligação ao site onde poderá realizar o inquérito. Os SMS serão enviados pela DGRM, para garantir que a total confidencialidade das informações recolhidas. Nas inquirições presenciais, os pescadores serão abordados nos locais de pesca, durante a pescaria, por equipas do projeto devidamente identificadas. 

Para chegar a conclusões informadas e adequadas, a colaboração dos pescados lúdicos é essencial em todas as etapas do projeto. Os pescadores que não participarem nas etapas anteriores, podem fazê-lo a qualquer momento.

Related posts

3ª ETAPA: COMPORTAMENTOS AO LONGO DO ANO

admin

PESCA EMBARCADA: O QUE É PRECISO SABER

admin

2ª ETAPA: ENTREVISTAS NO TERRENO

admin