Pesca Lúdica
Pesca Lúdica

PESCA LÚDICA: ONDE PRATICAR?

Quer saber em que zonas de Portugal pode praticar pesca lúdica? Leia este artigo! 

A pesca lúdica é uma das atividades mais difundidas na Europa e Portugal não é exceção. Fique a par dos lugares mais atrativos para praticar esta modalidade, conviver com os amigos e estar em contacto com a natureza.

Pesca lúdica embarcada na Grande Lisboa

Na Grande Lisboa, há uma diversificada oferta de opções de pesca embarcada no rio Tejo com tudo incluído. As espécies mais pescadas nessa zona são: douradas, corvinas, pargos, besugos, chocos e lulas. Podemos destacar dois destinos de excelência: as costas de Lisboa e Sesimbra, não só pela localização geográfica, mas também pela riqueza do oceano nessa zona. 

Nestes locais, há empresas que promovem programas para todo o tipo de pessoas, desde os mais jovens ou inexperientes, aos pescadores profissionais que procuram grandes desafios. 

Também há um programa de pesca lúdica para quem pretende passar um dia ou uma tarde (de 4 a 8 horas) a praticar esta atividade em grupo (máximo de 12 pessoas) no oceano Atlântico com saída em Cascais. A atividade é iniciada pelo capitão da Marina de Cascais que explica em detalhe o programa que permite desfrutar ao máximo a bela paisagem da costa do Estoril, Cascais e Cabo da Roca. Para quem pretende aproveitar as 8 horas, opção mais adequada aos pescadores mais experientes, tem incluído: churrasco a bordo e bebidas e snacks disponíveis durante todo o dia. Já na opção de meio-dia, que é a mais aconselhada para a primeira experiência, o passeio de barco já incluí todos os equipamentos de pesca, licença e seguro, água, bolachas e fruta.

Para quem não quer sair do centro de Lisboa, pode alugar um barco privado ou fazer uma marcação individual para se juntar a um grupo a partir do Cais do Sodré. Consoante o programa escolhido, a empresa que organiza estes passeios, disponibiliza canas, carretos e preparação do isco. Para além disso, trata também das licenças diárias, para que todos possam praticar esta atividade sem preocupações. O passeio inclui transferes desde o Cais do Sodré até ao local de embarque (ida e volta). 

Tal como os anteriores, este programa também disponibiliza almoço de churrasco, bebidas e snacks. 

Pesca no Centro de Portugal 

Milhares de pescadores são atraídos para o centro do país, principalmente para Aveiro, não só pela possibilidade de explorar um ambiente diversificado e únicos, mas principalmente pela grande variedade de pescado existente naquela zona. 

Desde a Ria, até ao mar, são centenas os quilómetros de área costeira onde se “respira” peixe. As águas da laguna são habitat natural de várias espécies piscícolas: robalos, douradas, sargos, chocos, polvos, moreias, navalheiras, camarão e até berbigão apanhado facilmente na maré vazia. É um local de eleição para os pescadores amadores e profissionais experimentarem múltiplas técnicas: ao fundo, à boia, à rola, de corrico, de zagaia e muitas outras. 

Pesca embarcada nos Açores 

Fora do continente também há locais onde a experiência da pesca lúdica pode ser inesquecível, como por exemplo um passeio nas águas rasas do Pico, que é adequada tanto para iniciantes como profissionais. Nas águas ricas dos Açores, a variedade de peixe é muita e inclui: mero, pargos, moreia pintada ou garoupa. O barco está equipado com dois rádios telefones VHF, sonda, GPS, radar e piloto automático, além de um sofisticado equipamento desportivo para pesca. 

Para além da pesca, este passeio permite aos participantes aproveitarem a paisagem única e natural da ilha e ainda apanhar uns ricos banhos de sol. 

FONTES: https://quilometrosquecontam.com/

https://www.dgrm.mm.gov.pt/pesca-pl-licenciamento

Related posts

1ª ETAPA: CONHECIMENTO DA PESCA LÚDICA

admin

2ª ETAPA: ENTREVISTAS NO TERRENO

admin

3ª ETAPA: COMPORTAMENTOS AO LONGO DO ANO

admin